sábado, 4 de janeiro de 2014

Nebulosa De Emissão.

As nebulosas de emissão é uma dos três tipos de nebulosas de difusão, que como já foi comentado anteriormente essas produzem seu calor emitido em radiação formando assim sua própria luz, mas as nebulosas de emissão também recebem ajuda das estrelas, pois grande parte de sua luminosidade vem realmente dessas enormes bolas de gás flamejantes.
 
Acima temos a foto da nebulosa que talvez seja realmente a mais conhecida pela humanidade, pois é um das mais visíveis do campo de visão da Terra, ela esta localizada na constelação de Órion e por isso recebeu o nome de nebulosa de Órion.
essa grande nuvem de poeira cósmica é um bom exemplo de nebulosa de emissão, pois além de receber luz das estrelas ela também produz radiação fazendo assim um show de luzes e cores para deslumbrar nossos olhos, mas claro somente através das fotos, pois a olho nu não é possível enxergar as cores das nebulosas, tudo que a visão humana consegue enxergar de uma nebulosa é uma grande mancha de poeira cinza.























Essas gigantescas maravilhas tem em sua composição além de muita poeira, um conhecido da tabela periódica chamado hidrogênio, e essa substancia aparentemente simples é o responsável por essa coloração avermelhada que podemos ver na imagem da nebulosa da lagoa, pois o hidrogênio é impressionantemente encontrado em abundância em nebulosas de emissão.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Nebulosa Difusa.

Poderíamos dizer que nebulosa difusa é uma característica, pois quando nos referimos a ela logo pensamos em outros tipos de nebulosas como: nebulosa de reflexão, nebulosa de emissão e remanescestes de supernova.
Nebulosa difusa significa que ela tem luminosidade própria ou de uma estrela próxima,um exemplo de uma nebulosa difusa é a nossa famosa Órion, pois ela emite luminosidade própria e sem falar nas estrelas que estão lá, que iluminam grande parte dessa nebulosa.
      As nebulosas dessa escala normalmente são radioativas, elas possuem sua própria radiação e por isso são claras e luminosas.

Nebulosas, uma amostra rapida.

As famosas nebulosas tem seu nome derivado do nome grego para nuvem, que
é a mais pura verdade, pois nebulosas são nuvens cósmicas de gás e poeira onde se originam estrelas.
Um grande exemplo disso seria uma nebulosa chamada Águia, que como a maioria das nebulosas é praticamente um berçário celestial onde nascem muitas estrelas e ate planetas.
Essas maravilhas feitas de poeira, hidrogênio e plasma são responsáveis pelo numero de constelações feitas no universo, olhando daqui da Terra nós podemos apenas imaginar como tudo lá deve ser brilhante e ao mesmo tempo cheio de poeira, uma dessas nebulosas é muito famosa e praticamente todo mundo já ouviu falar nela fica na constelação de Órion e por isso recebeu esse nome, a nebulosa de Órion é uma das mais belas e atrativas que existem.
























Podemos dizer que esses não são os nomes dessas nebulosas, pois como todas as outras nebulosas do universo elas recebem números, mas o formato delas nos parecem tão familiares que acabamos colocando nomes nelas e para entender melhor todas elas em um sentido mais amplo essas maravilhas foram classificadas em algumas classes : Difusas, Escuras, Reflexão, Emissão, Planetárias, Regiões Hii e Restos de super nova.
Falaremos mais sobre cada uma delas em breve, mostrando mais profundamente cada uma dessas gigantes de poeira cósmica.
 Umas das constelações que mais chamam a atenção é a do caranguejo, não tem como negar que nossos olhos realmente se perdem com a beleza dessa nebulosa.
Em breve mais informações detalhadas sobre as nebulosas.