Saturno, outro gigante gasoso, mas esse é famoso por seus gigantes anéis que são destroços do que um dia pode ter sido uma lua, de acordo com a teoria, um asteroide muito grande se chocou a lua de Saturno e a despedaçou, mas a gravidade desse planeta magnifico fez com que os pedaços de gelo e poeira ficassem por ali, fazendo assim essa obra de arte.
Um planeta desse tamanho deve ser pesado certo? Errado, se existisse uma piscina bem grande e nós o jogássemos lá dentro, ele boiaria, isso mesmo, isso porque os componentes que o constituem são menos densos que a agua.
Ele é composto por 90% de hidrogênio, 10% são de hélio, metano, agua, amônia, etano e fósforo.
Não podemos esquecer das luas desse colosso, são muitas luas, se fossem contar todas dariam umas 60, mas vou mencionar o nome de algumas como a segunda maior lua do sistema solar a famosa Titã (a primeira é de Jupiter e ja comentei sobre ela no post anterior), Encélado, Japeto, Mimas e Febe, dessas Febe é a menor.
Esse belo planeta gasoso, assim como Júpiter, também sofre com tempestades que podem durar por anos, mas isso é uma das características dos planetas gasosos, que assim como o frio, predominam com intensidade sua atmosfera.
E só lembrando, Saturno leva 30 anos para dar uma volta completa no sol, isso vai estar explicado em detalhes nos links deixados aqui em baixo.
Deixando agora um vídeo:
O sol e Saturno- A constelaçao de Órion e Saturno e seus anéis
Nenhum comentário:
Postar um comentário