quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Plutão, Não é Mais um Planeta!!
Plutão ter deixado de ser considerado um planeta já não é mais nenhuma novidade, mas as pessoas não sabem o motivo realmente para que ele saísse dessa categoria e parece de ser considerado o 9º planeta do nosso sistema solar. Na verdade a grande maioria pensa que Plutão deixou de ser considerado um planeta apenas pelo seu pequeno tamanho, o que claro não é verdade.
Plutão é verdadeiramente pequeno, mas não é por esse motivo que devemos condena-lo a deixar de ser um planeta e passar a ser um planeta anão, concordo que a definição de planeta não seja realmente uma única regra, pois existem grandes diferenças de um planeta para o outro, por exemplo, o sistema solar esta dividido entre planetas terrestres e planetas gasosos, todos são muito diferentes um do outro, então como colocar um padrão para entender melhor a definição de planeta???
Claro, para que isso não se tornasse uma bagunça foram feitas algumas regras que um astro tem que seguir para que possa ser considerado um planeta, entre elas esta bem claro que um corpo celeste só pode ser considerado um planeta se ele tiver sua própria orbita independente da interferência de outros astros, e isso nosso pequenino Plutão não segue, ele invade a orbita de Netuno e sendo assim lá se vai sua razão.
Esse planeta leva a fama de não ter
tamanho suficiente para ser considerado um planeta, bem, Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar e ainda sim é maior que Plutão, olhando a foto podemos ter uma certa noção de como ele é pequeno. Sendo menor do que nossa lua, menor que 6 outras luas ele poderia ser chamado até de lua de Netuno,mas o que será que aconteceu com esse pequenino??? Mas se não é um planeta o que seria então?? Ainda faz parte do sistema solar??? Como ele está classificado agora???
Antes de responder essas perguntas vou contar a historia de um planeta chamado Ceres.
A muito tempo atrás, foi encontrado entre os planetas Marte e Jupiter, um pequeno astro que ganhou o nome de Ceres e se tornou um planeta, alguns anos depois nessa mesma região foram encontrados mais três planetas, Pallas, Juno e Vesta, então o sistema solar tinha até então 11 planetas, mas com o tempo foram encontrados muitos outros astros nessa mesma região e decidiram então desconsidera-los planetas e todos eles começaram a fazer parte do que chamamos de Cinturão de Asteroides, que hoje é composto por milhares de asteroides.
Foi bem assim que aconteceu com Plutão, foram descobertos outros astros na mesma região onde Plutão estava e de mesma forma esses astros receberam nomes, com o tempo estudos comprovaram que existem muitos corpos celestes nessa região e da mesma forma que Ceres deixou de ser um planeta, Plutão também deixaria, hoje Plutão um planeta anão, faz parte do que chamamos de Cinturão de Kuiper.
Como de costume deixarei um video explicando mais detalhadamente sobre o assunto:por que plutão não é mais um planeta
Assinar:
Postagens (Atom)